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Canvas de Análise Identitária

A metodologia desenvolvida foi fundamentada em estudos do nosso Consultor Rafael Gomes com base em sua Dissertação de Mestrado em Design Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande. A ferramenta busca auxiliar no processo de Desenvolvimento de Produtos com Apelo Regional, a fim de aumentar o seu potencial identitário a partir de uma análise aprofundada dos atributos locais que os envolvem, resultando em um ganho de competitividade e manutenção da cultura autóctone e suas tradições, abrindo espaço para uma inovação prudente.

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O Canvas de Análise Identitária é formado por sete atributos que devem serem examinados no desenvolvimento de produtos com Apelo Regional. Considera-se que os da esquerda são os de cunho Fisiológicos, formados por fatores tangíveis e que estão relacionados aos materiais e processos empregados na elaboração do produto. Já os da direita correspondem aos atributos Psicológicos, relacionados aos fatores de personalidade e usabilidade empregados semanticamente nos produtos. Observa-se que o atributo "Contexto Temático Simbólico" é parte de ambos os quadrantes, por justamente envolver tanto aspectos tangíveis como intangíveis na construção da identidade regional do artefato.

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1. Temática

Este atributo visa avaliar o nível de incidência de elementos simbólicos que retratem a origem do produto, ou seja, presente na temática do mesmo. Considera-se como elementos simbólicos que constituem em explícita referência às suas origens, os níveis e subníveis da Cultura Material: Arte, Arquitetura, Artefatos, Folclore e Ambiente. Quanto mais “explícito” for o (s) elemento (s) simbólico (s) de referência às suas origens, presente no produto, maior será o seu nível de apelo identitário. Exemplo: a presença de pontos turísticos ilustrando produtos.

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2. Matéria Prima

Examina o nível de incidência de uso de matéria-prima local ou tradicionalmente utilizada na fabricação do artefato. Quanto maior a incidência de utilização de matéria (s) - prima (s) local ou tradicionalmente utilizada na fabricação do objeto, maior será o seu nível de apelo identitário. Exemplos: o algodão-colorido utilizado na indústria têxtil e o capim dourado do Tocantins.

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3. Método de Fabricação

Analisa a incidência de utilização de processos, considerados tradicionais-regionais, na fabricação de produtos. Quanto maior a incidência de uso destes processos, considerados tradicionais, na fabricação do produto sob desenvolvimento, maior será o seu nível de apelo identitário. Exemplo: o método de produção do Bordado Caicó.

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4. Método Projetual

Lida com a incidência de utilização de processos projetuais, considerados tradicionais-regionais pela cultura local, na fabricação dos produtos. Quanto maior a incidência de uso de processos projetuais, considerados tradicionais, na fabricação do produto, maior será o seu nível de apelo identitário. Exemplo: o "saber-fazer" da Renda Renascença tradicional do Cariri Paraibano.

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5. Características Estético-Formais

Avalia a incidência de características estético-formais, consideradas tradicionais-regionais pela cultura local, presentes no artefato. Quanto maior a incidência de características estético-formais tradicionais, presente no produto, maior será o seu nível de apelo identitário. Exemplo: o formato quadrado do Queijo de Coalho Artesanal do Seridó, e a estética do Chapéu de Couro Nordestino.

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6. Características Cromáticas

Trata da incidência de características cromáticas, consideradas tradicionais-regionais pela cultura local, presente no objeto. Quanto maior a incidência de características cromáticas tradicionais, presente no produto, maior será o seu nível de apelo identitário. Exemplo: a composição cromática do Bordado Filé tradicional do Alagoas.

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7. Características Funcionais

Visa avaliar a incidência de características funcionais, consideradas tradicionais-regionais pela cultura local, presente no produto. Quanto maior a incidência de características funcionais tradicionais, presente no artefato, maior será o seu nível de apelo identitário. Exemplo: a Rede de Dormir Nordestina que além de sua função como objeto de descanso também exerce uma função decorativa com suas varandas e adornos artesanais.

Referência Bibliográfica:

COSTA, R. G. da. Avaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.

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